domingo, 27 de setembro de 2009

Coragem para enfrentar os problemas. Será que temos??

Pois é... atendendo a pedidos de amigos próximos, estou eu aderindo também ao blog ( sempre cedendo e fazendo a vontade dos que eu amo...).

Escrever é algo inspirador para mim, é a melhor maneira que eu muitas vezes encontro para dizer exatamente o que eu quero (quem é extrema e irritantemente emotivo como eu sabe que muitas vezes a melhor maneira de se expressar é através da escrita, chegando a ser muitas vezes um subterfúgio, uma válvula de escape).
Bom, então vamos ver no que vai dar e espero que gostem das minhas idéas e opiniões sobre temas diversos e que possam fazer você que está lendo refletir a respeito.

-----

Dois ou três meses atrás assisti a um filme indiano maravilhoso e que recomendo chamado Water (filme esse que foi indicado ao oscar de melhor filme estrangeiro. Não me recordo se ganhou...).
Uma das estrelas do filme é a canadense Lisa Ray (ex-modelo e atriz que faz muuuito sucesso em Bollywood, os indianos a idolatram).

Pois bem, estava eu umas duas semanas atrás lendo um guia de novos filmes internacionais que irão ser lançados em breve (apesar do esforço, realmente não me recordo em qual página da internet estava) quando uma notícia me chamou prontamente a atenção: "Atriz de Bollywood, Lisa Ray, diagnosticada com doença rara e incurável".
Curiosa como sou imediatamente cliquei na notícia pra lê-la na íntegra.

Lisa Ray (que está com 37 anos) possui uma espécie de câncer raríssimo chamado de Mieloma Múltiplo que geralmente atinge negros e pessoas acima de 60 anos (que não é o caso da atriz) e que atinge a medula óssea destruindo de forma extensiva o esqueleto e causando lesões, osteoporose e fraturas.
Apesar de não ter cura, o tratamento ameniza as dores crônicas e a sobrevida de paciente com mieloma múltiplo varia de poucos meses a mais de dez anos (dependendo do estágio da doença quando diagnosticada).

Fiquei chocada ao ler a notícia e me perguntei: "como será que ela está reagindo a tudo isso? Tão nova e com uma doença grave como essa..."
Óooobvio que eu não descansei até encontrar alguma declaração dela e para minha grande e agradável surpresa a atriz no momento em que descobriu que estava doente (parece que em junho desse ano) informou em público (Canadá e Índia) o que estava acontecendo e que vai lutar de frente com a doença pois não se sente derrotada.

Enquanto as estatísticas informam dos altos riscos e a medicina "ajuda" dizendo que ainda não se tem cura, ela afirma que não passa pela cabeça o fato de não ser curada e que vai sim vencer a doença.
Ao descobrir da doença, Lisa Ray inicializou um blog contando o seu dia a dia da batalha contra o câncer. Estou acompanhando e é realmente um lição de vida.
Quem quiser dar uma olhadinha o blog dela é: http://lisaraniray.wordpress.com/

É assim que deveríamos combater de frente nossos problemas, de cabeça erguida e com coragem.
A gente somente sai derrotado de uma batalha quando já entra nela com o pensamento de derrota.
Pode ser meio clichê o que eu vou dizer agora mas quando li esse depoimento da Lisa Ray me veio um pensamento: A gente passa tanto tempo concentrado em nossos próprios problemas que muitas vezes parecem sem solução que não olhamos para o lado para ver que existem pessoas com problemas muuuito maiores e mais sérios que os nossos e mesmo assim possuem muito mais coragem e determinação para enfrentá-los.

Que esse exemplo dessa atriz possa nos fazer refletir e cairmos na real de que o mundo não gira em torno de nossos umbigos e que a maneira que vamos enfrentar um determinado problema somente depende de nós mesmos.


Bom, finalizo esta minha primeira postagem (espero que primeira de muitas) com uma frase dita por Henry Ford que diz: "Se você acha que você pode ou se você acha que não pode, você está certo".

Um abração a todos e uma boa semana ;)