terça-feira, 16 de março de 2010

Dura verdade ou doce mentira?
















A verdade sempre tem que prevalecer em TODAS as situações!
Isso é bom ou é ruim?

Se a gente não se aprofundar na análise dessa frase certamente iremos dizer que OBVIAMENTE a verdade sempre tem que prevalecer, pois como confiar em alguém que mente?
Impossível confiar, diríamos sem pensar.

E se a verdade deve prevalecer em TODAS as situações, então significa que a verdade SEMPRE tem que ser dita.

E existe alguém que fale (em todas as ocasiões) a verdade incondicionalmente?

Ahhhh, fala a "verdade" pra mim! Você certamente pensou em você mesmo e sabe que é impossível falar tudo o que pensamos (ou julgamos) ser verdade.

Imagina só: chegar no seu ambiente de trabalho e falar TUDO o que pensa para aquele "querido" companheiro mala.

Na escola, chegar no professor e dizer: "então profe, não fiz a tarefa porque estava sem saco, preferi ver televisão e jogar video game e, além do mais, porque que eu preciso saber esta bosta da composição do carbono se eu vou fazer administração?"

Você visitando na maternidade o primeiro filho da sua melhor amiga e quando ela diz "não é lindo o meu filho?" você responde: "pelo amor de Deus, mó cara de joelho! Tomara que se ajeite!"

Ver alguém que julgamos "feio"andando na rua e dizer na cara do infeliz: "putz, mas você é um cara horroroso hein? Tenta ficar mais em casa para não assustar tanto as outras pessoas!".

E tem aquelas coisas que falamos e que não necessariamente gostaríamos de falar (na verdade a gente diz só para ser educado), como quando encontramos um antigo amigo que não víamos a séculos:

- Nossa, você está muito bem! (mesmo a pessoa estando um bagaço)

- Qualquer dia desses aparece lá em casa para a gente botar o papo em dia (pelo amor de Deus... quer mais falsidade que isso? Vai que a pessoa seja sem noção e apareça mesmo e sem avisar... já pensou?)

- Ai que graça que é seu filho!!!! (mesmo sendo um pé no saco de tãaaao pentelho).


E por que então falamos essas mentirinhas ou não falamos tudo o que pensamos?

Para mim essa resposta é muito simples: isso acontece porque precisamos viver em sociedade e de certa forma precisamos tentar conviver da melhor maneira possível com as pessoas e sem magoá-las de forma gratuita.

Então, para viver em harmonia com nossos semelhantes não podemos ser 100% sinceros???
E quando eu falo 100% sincero é inclusive falar TODA a verdade o TEMPO TODO.

Acho que minha resposta se declina para não, não podemos e que gostamos (e muito) de um " me engana que eu gosto" ;)


Bjos (esses totalmente sinceros) a todos :*****





Nenhum comentário:

Postar um comentário