domingo, 4 de outubro de 2009

Olimpíadas Rio 2016 - agora é fiscalizar!


Como toooooooooooodo mundo sabe, na última sexta-feira dia 2 (em Copenhagen na Dinamarca) foi anunciada pelo COI (Comitê Olímpico Internacional) a cidade do Rio de Janeiro como sede das Olimpíadas de 2016, desbancando Madrid, Chicago e Tóquio.

Foi visto desde então pela mídia a comoção e alegria nacional por sediar as olimpíadas (sendo a primeira vez que os jogos olímpicos acontecerão na América do Sul).

O Brasil (que já irá sediar em 2014 a Copa do Mundo de Futebol) não tem nenhum outro problema interno então para se preocupar. OBAAA

-Nosso povo tem acesso amplo à saúde. OBAA
-Escolas e educação de qualidade para todas as nossas crianças. OBAA
-Infraestrutura (e aí se inclui tudo: rodovias, aeroportos, portos, tráficos nas cidades) está uma maravilha e funcionando incrivelmente bem e de forma prática e rápida. OBAA
-Desigualdade social solucionada. OBAA
-Violência em nossas cidades quase em 0%. OBAA
-Traficantes perdendo as forças. OBAA
-Presídios bem estruturados e recuperando detentos. OBAA
-Impostos cobrados de forma justa e verificamos os repasses a nós rapidamente. OBAA
-E tem mais um monte de OBAAs por aí!!

Francamente, quero deixar bem claro não tenho nada contra o fato do Brasil sediar uma olimpíada e muito menos sou contra o Rio de Janeiro (inclusive acredito que o Rio é o cartão postal de nosso país e qualquer evento de grande porte deve ter a cidade maravilhosa como principal opção).
Somente acho que no atual momento nosso país não está preparado para sediar os jogos olímpicos, pois temos muitos problemas (e sérios) que precisamos solucionar com urgência e deixar de postergá-los como sempre fazemos (todos nós temos uma parcela de culpa).

Um país sem cultura e sem educação não anda para frente.
Investindo pesadamente na educação agora, poderemos construir jovens conscientes e competentes para sediar olimpíadas e qualquer outro grande evento em nosso país de maneira clara, transparente e séria.

O principal objetivo de uma olimpíada é trazer o espírito da competição (de maneira sadia) através do esporte.
Agora, o que o Brasil realmente tem feito nos últimos anos referente ao esporte??
Como resultado podemos citar a última olimpíada em Pequim onde o país não teve um desempenho satisfatório.

Outro ponto que infelizmente é bem significativo é que contamos com essa praga da corrupção que parece estar impregnada em nossa cultura.
Como disse um senhor muito sábio que eu conheço: hoje em dia para ser um político honesto no Brasil precisa ter coragem.

Portanto, já que vamos sediar as olimpíadas de 2016, nosso papel é fiscalizar para que as obras não sejam superfaturadas (as contas do Pan mostraram irregularidades e até hoje não foram esclarecidas) e que seja investido maciçamente em todos os esportes (já passou da hora de olhar quase que somente para o futebol).

Esse é o meu ponto de vista. Quem discorda de alguma coisa pode ficar a vontade para comentar (quem concorda também, claro), pois o que seria do verde se todo mundo gostasse do amarelo.

Bjos a todos :*****

Nenhum comentário:

Postar um comentário